Hoje venho falar-vos das diferentes Áreas de intervenção do Coaching.
Como já vimos no artigo anterior os processos de coaching visam atingir novos estados emocionais, comportamentais e mentais do coachee (cliente), que se compromete com o processo de mudança com o propósito de alcançar os resultados a que se propôs inicialmente.
A nossa vida é uma roda composta por diversas áreas e na realidade os processos de Coaching podem ter aplicação prática e a concretização de objetivos em qualquer uma delas, desde que exista essa necessidade e essa vontade de melhoria ou mudança!
Deixe-vos a indicação de algumas delas a título de exemplo:
- Coaching pessoal (ou de vida)
- Coaching profissional ou de carreira
- Coaching executivo
- Coaching de relacionamentos
- Coaching familiar ou parental
- Coaching motivacional
- Coaching espiritual
Na realidade, o que acontece é que os Coachs vão especializando os seus conhecimentos, técnicas e ferramentas mais adequadas a determinadas áreas específicas – Com as quais mais se identificam ou com as que fazem mais sentido para eles trabalharem. E esse também foi o meu caso* 😉
Vejamos:
Aqui na Animus comigo, vão poder desenvolver os seguintes processos de Coaching:
1. Pessoal ou Motivacional: a descoberta ou redescoberta do Eu interior, processo de identificação e alinhamento interno (características, competências, habilidades, capacidades, valores internos, necessidades, desejos e Sonhos, etc);
2. KidCoaching / Coaching para crianças e jovens: trata-se de um processo cuja base é o coaching pessoal devidamente adaptado e ajustado às crianças e aos jovens quer em termos de comunicação, do uso de técnicas e ferramentas, ou até estratégias, que visam atingir um fim (objectivo) para o qual a criança ou jovem se propõem; Exp: aumenta a sensação de pertença e a capacidade de aceitação individual e para com os outros;
3. Coaching familiar ou parental (e escolar): Através da participação de todos os envolvidos na estrutura familiar, visa atingir toda uma nova dinâmica quer na gestão prática do dia a dia, bem como na melhoria da gestão emocional e afetiva da família! Exp: Melhoria dos relacionamentos e da comunicação entre os membros da família;
No caso do Coaching Escolar pretende-se atingir uma maior compreensão e conexão entre todos os membros participantes do processo – alunos, professores, técnicos auxiliares, pais, comunidade, etc, com o intuito de uma melhoria generalizada a vários âmbitos – resultados, relacionamentos, comunicação, participação, crescimento, expansão de conhecimentos, expansão de consciências, criação de uma Escola melhor;
4. Coaching Empresarial: Este tipo de processo tem o intuito de melhorar e aumentar o potencial e as performances dos ativos das empresas alargando e expandindo assim os seus resultados. Estes processos podem ter lugar individualmente e ou em grupo.
São transversais a todos os tipos de processo, uma maior identificação e conexão pessoais, uma melhoria da comunicação interna e externa, melhores relacionamentos interpessoais, maior autonomia, confiança e liderança pessoais, melhoria na sua inteligência e gestão emocional bem como no atingimento de todos os objetivos a que se proponha.
Relembro, este tipo de processo, depende exclusivamente da necessidade, da vontade, da motivação, do compromisso e participação do Coachee!!!
*As minhas áreas de trabalho especializado, foram escolhas óbvias e naturais porque fazem muito sentido para mim:
· Se foi através de um processo individual de coaching e do curso de todo um aumento de conhecimentos e expansão da minha consciência, que me redescobri e que me reconstruí, o que me trouxe até onde estou aqui agora, fazia sentido partilhar e orientar quem possa passar pelo mesmo –a título individual ou empresarial;
· Por outro lado, e com o maravilhoso desafio que a vida me deu de ser mãe, em busca de mais e melhores resultados, de novas estratégias, descobri este método eficaz, eficiente e com provas dadas que o processo individual das crianças quer no âmbito familiar, quer inclusivamente no âmbito escolar tem resultados muito positivos e transformadores, fazia sentido partilhar isto com outros pais, educadores e professores
· e como é lógico, com as próprias das Crianças e dos Jovens, pois eles são o futuro, eles são o Amanhã, e quanto mais cedo partilharmos com eles estes novos conhecimentos, estas novas abordagens, técnicas e ferramentas que eles possam utilizar no seu desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional, melhores e mais plenos Mulheres e Homens eles serão!
Temos ainda outros serviços disponíveis na Animus:
- Profiller – Mapa Comportamental Individual;
- Formações, Ateliers, Apresentações, Palestras, Consultoria – Desenvolvimento Humano – diversos temas.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, enviem por favor mensagem privada.
Até breve,
Margarida Ribeiro