O que é o Coaching afinal, qual a sua finalidade e ligação ao DES PES?
Vamos então falar um bocadinho de desenvolvimento pessoal e desmistificar o tema 😉
Se por si só a palavra desenvolvimento quer dizer evolução, crescimento, expansão, se pensarmos no significado da expressão Desenvolvimento Pessoal constatamos que se trata de um crescimento, uma evolução, uma expansão das nossas competências, características e habilidades individuais. Isto é, tendo em vista uma alteração da realidade actual (estado A), dedicamo-nos a uma melhoria, a um aprimoramento daquilo que somos, aumentando assim as nossas capacidades e resultados individuais, atingindo uma nova realidade mais plena e mais satisfatória (estado B).
Embora o conceito, possa parecer ainda demasiado abrangente, o mesmo torna-se mais concreto e definido, quando lhe acrescentamos uma área especifica de foco, quando é traçado um objectivo concreto, e é planeada toda uma estratégia que visa o atingimento daquele objectivo determinado pelo cliente.
Este investimento no teu desenvolvimento pessoal, acarreta muita dedicação, vontade, empenho, compromisso e tempo – valores que são demasiados valiosos e escassos hoje para serem esgotados sem a intenção e a motivação certas!
Paciência, resiliência, consistência, coerência e muita acção, por parte do interessado, são mais alguns dos motores do processo. Quando todas estas condições estão reunidas, estás então num processo de desenvolvimento pessoal.
Então afinal o que é o Coaching, qual a sua finalidade e a sua ligação ao desenvolvimento pessoal??
O Coaching é um conjunto de técnicas que visam a melhoria e ou a identificação dos nossos padrões comportamentais e emocionais, que de alguma forma não estão devidamente alinhados com os resultados que pretendemos atingir, e cuja tarefa/missão é atingir esse alinhamento, essa correcção, uma melhoria, uma mudança, que nos leva muito mais facilmente aos resultados que queremos e que nos propusemos alcançar.
Trata-se de um processo conversacional, fundamentado em muitos exercícios práticos, muitas perguntas poderosas, numa comunicação mais positiva, assertiva e eficiente, na ressignificação de algumas perspectivas, na expansão dos nossos conhecimentos e da nossa consciência, cuja finalidade visa uma melhoria de bem-estar geral consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.
E sem dúvida que, em conjunto com muitas outras técnicas e ferramentas igualmente poderosas como a PNL, as Neuro-estratégias, a psicoterapia, hipnoterapia, linha do tempo avançada, entre muitas outras baseadas nos mais diversos estudos de várias ciências, o processo de Coaching é uma das metodologias utilizadas no desenvolvimento pessoal aos dias de hoje, daí ambos os conceitos estarem muito próximos e aparecem em conexão.
Relembro que todos os processos são individuais, vividos e sentidos por cada um à sua maneira, de acordo com as suas experiências, nos seus tempos e está tudo bem!
Só cada um de nós pode fazer a escolha de querer entrar nesta viagem!
Até breve! 😉
Margarida Ribeiro